Escola Municipal José Martins Flores
Tecnologias na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Proinfo Integrado
Projeto
Aprendendo Geografia com o Programa Google Earth
Projeto apresentado ao Núcleo de Tecnologia
Educacional (NTE) da cidade de Naviraí-MS
com a utilização das novas tecnologias como
recursos pedagógicos, visando a melhoria do ensino
aprendizagem, ministrado na sala de
Tecnologia Educacional, desta escola.
Autor
Carlos Eduardo Stabenow Minari
Naviraí-MS, novembro de 2011.
1. Apresentação do Projeto
Este Projeto tem o intuito de utilizar o Programa Google Earth na sala de tecnologia, para desenvolver a aprendizagem da cartografia, noção espacial e localização global para alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, com utilização de vários recursos do programa como foto de satélite, imagens aéreas e tridimensionais.
2. Justificativa
Utilizar a mais avançada ferramenta de Fotografias de satélites do planeta inteiro em 3D, com vídeos, fotos, clima, estradas, limites e marcadores entre outros.
3. Objetivos Gerais
Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.
4. Desenvolvimento e Resultados
Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num rascunho, cuidando para representar as referências.
Diante do computador divida a turma em grupos e solicite que explorem este site http://www.guiageo-mapas.com/ Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os rascunhos com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
Agora é hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
Peça que comparem a imagem do Google Earth com o rascunho que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
5. Recursos Materiais
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth e GPS.
6. Avaliação
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
7. Tempo de Duração
O projeto terá o tempo de duração de 5 aulas de 50 minutos, 1 aula na sala de aula para explicar o projeto aos alunos do 7º ano e para eles desenvolverem o desenho. E as 4 aulas restantes será na sala de tecnologia para finalizar o projeto.
8. Cronograma
1ª aula.
Cada aluno desenhar o caminho de sua residência até a escola utilizando as referências;
2ª e 3ª aula.
Formar grupos e explorarem o site para localizar sua escola utilizando seus rascunhos;
4ª e 5ª aula.
Analisar no programa Google Earth a imagem da escola começando pelo País, Estado, Cidade, Bairro e Escola.
Comparar os rascunhos feitos por eles e as imagens do Google Earth e ver o que pode ser acrescentado ou modificado.
Anotar as medidas da localização do GPS da escola e sua casa
9. Referências
Veja o resultado do Projeto Clique aqui e assista.
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