segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conceito de Currículo e o processo de Integração de Tecnologias ao currículo


TÍTULO DO PROJETO CARTOGRAFIA USANDO O GOOGLE EARTH
Professor Carlos Eduardo Stabenow Minari.
Escola: Escola Municipal José Martins Flores.
Disciplina(s) Geografia
Turma/classe 7º ano
Duração prevista para o projeto duração de 5 aulas.

  1. Tema
Os alunos estão trabalhando sim com o tema proposto por nós professores, isso vem ocorrendo de forma natural devido ao uso do programa Google Earth eles ficaram impressionados com essa ferramenta de cartografia, a um novo tema em estudo pelos alunos que foi a utilização de um GPS onde expliquei como funciona essa tecnologia de localização por satélite.
  1. Disciplinas
Em nosso projeto a disciplina envolvida foi a geografia em estudos de mapas que a cartografia e esta completamente envolvido no desenvolvimento do mesmo, foram mobilizados conhecimentos de mapas antigos, atuais como, por exemplo, mapa rodoviário, como os mapas são feitos, novas tecnologias como Google Earth e GPS para a localização global, com certeza eles sem adaptaram com os mapas e principalmente as novas tecnologias como o programa e GPS.
  1. Objetivos
Os objetivos foram mais que o esperado, eles ficaram completamente envolvidos no projeto e um ficava comentando com o outro sobre a localização de sua casa sobre os pontos principais de nossa cidade e aprenderam muitas coisas, foi um sucesso realmente.
  1. Ações
Nas ações previstas também foi tudo realizado no projeto, como primeiro o desenho que eles fizeram da escola até sua residência colocando os pontos de referência, segundo a exploração do site GUIA GEO onde estudamos o que é a cartografia como tudo começo os primeiros mapas desenhados na antiguidade, vimos fotos desses mapas e um interessante era um mapa que foi feito na pedra e depois foi feito um desafio para eles onde tinham que achar o mapa de nossa cidade no site que estávamos navegando e demoraram um pouco mais acharam e terceiro foi o estudo sobre GPS, onde aprendemos sobre essa tecnologia de localização global que antes só os militares tinham acesso e a partir de 1994 foi liberado para uso civil e os 4 satélites em volta da Terra que fazem a transmissão para os aparelhos aqui na Terra de sua localização, começamos a utilizar o Programa Google Earth e eles ficaram hipnotizados pelo programa acharam o máximo o que ele fazia, mostrei o GPS do programa e comparei com o aparelho que levei em sala e depois marcamos a localização da escola no GPS e da casa de casa um utilizando o programa e após isso fizemos a medição em metros da escola até a casa deles e eles marcaram tudo isso no desenho que tinham feito no inicio e assim fechou com chave de ouro o projeto.
Houve alguns imprevistos sim, a maior dificuldade é a conexão da internet que estava bem lenta e alguns casos não conseguia entrar no site ou utilizar o programa Google Earth que ele necessita de internet para funciona e outros que o computador travou, para resolver este problema a aula se estendeu um pouco mais, mas conseguimos realizar tudo que estava previsto no projeto.
Todos os recursos foram utilizados no projeto, papel, lápis e régua para o desenho deles da escola até a residência, computador para acessarmos o site e utilizar o programa Google Earth e o GPS onde expliquei como funciona.
Várias tecnologias foram integradas ao desenvolvimento, mais o que mais se destaco foi o GPS e o computador com a internet e com isso teve a integração do programa google Earth com o GPS para compararmos a localização do aparelho e do programa. Não poderia ser realizado o projeto sem o computador e internet eles são primordiais nesse projeto.
  1. Atitudes
As atitudes foram a total contribuição dos alunos nesse projeto onde eles ficaram muito felizes de participar e queriam que fizéssemos outros para eles desenvolver conosco e valores foi o total aproveitamento deles com o projeto e aprenderam realmente sobre mapas e localização global.
  1. Resultados
Os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e a localizar-se em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, foi refeito a sequência de atividades com outros pontos significativos, assim percebemos como eles entenderam exatamente sobre mapas e localização onde aproximavam e distanciavam da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

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