Educação e cooperação: praticas que se relacionem
Os colegas postaram no fórum suas contribuições referentes ao tema. Nas nossas atuais praticas pedagógica, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar? Pude perceber que há um consenso entre todos, que os projetos são um dos caminhos para uma troca de experiências, e maior cooperação entre alunos e professores. Concordo com os colegas quando se referem que este é um assunto delicado por que os professores sempre trabalham esperando a cooperação de seus alunos, mas encontram muitas dificuldades para alcançar esse objetivo. Um dos obstáculos postado por um colega é falta de material necessário nas escolas, que tem apenas um laboratório de informática onde ele acha insuficiente para atender todos os alunos da escola e assim dificultado o trabalho do professor. Não poço deixar de relatar a contribuição da nossa tutora Terezinha que sempre nos da uma esperança que os objetivos serão alcançados, primeiro lugar por nos professores que estamos buscando se aperfeiçoar fazendo os cursos do TICs oferecidos pelo NTE. E assim estaremos bem preparados para lidar com as novas tecnologias. Para Mario Osorio (1996. p. 14), a educação se cumpre num diálogo de saberes, não em simples troca de informações, nem em mero assentimento acrílico a proposições alheias, mas na busca do entendimento compartilhado entre os que participam da mesma comunidade de vida, de trabalho, de uma comunidade discursiva de argumentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário