A Wikipédia assumiu na atualidade o papel de uma fonte de consulta concreta e confiável de informações para uma diversidade de fins. Seja de uma simples consulta sobre a história de um músico até como referência bibliográfica de um artigo científico, a Wikipédia traz um enorme volume de informações sobre os mais diversos assuntos.
Esse grande leque de informações decorre do perfil colaborativo de contribuições, que permite que os próprios usuários criem e aperfeiçoem, quase livremente, os diversos artigos e textos disponíveis. Porém, essa característica tem seu lado negativo, que é o da confiabilidade das informações dadas. Por permanecer no anonimato, não se sabe da credibilidade do contribuidor, que pode ser tanto um especialista no assunto quanto um completo leigo.
Os fundadores da Wikipédia buscaram criar uma enciclopédia grátis online, rejeitando o método tradicional de ter cada artigo escrito por um especialista, além de rejeitar a ideia de haver uma revisão acurada após a escrita. (RAPOSO, 2009, p. 4)
Dessa forma, artigos por vezes com erros são tomados por verdades por aqueles que buscam a informação. A professora Martine Duhamel da Universidade de Paris-IV, em notícia publicada pelo diário francês Le Monde, adverte sobre a importância do espírito crítico nessa situação.
Os estudantes a consultam e aceitam a informação como algo que não merece ser posto em dúvida. É necessário que eles aprendam a verificar. O risco vem da capacidade de livre ação sobre as páginas por redatores anônimos, além da falta de citação de referências.
A professora lembra que a Wikipédia não é uma exceção na Internet; apesar de seu status de enciclopédia, que deveria garantir a confiabilidade do conteúdo. A própria Wikipédia avisa que “ninguém garante a validade, nem a exatidão, nem a totalidade, nem a pertinência das informações”.
Apesar desse prognóstico negativo, a revista científica Nature publicou, na sua edição de 15 de dezembro de 2005, uma matéria que revelava que os níveis de acuidade de informações da Wikipédia e da renomada Encyclopædia Britannica eram bastante próximos. Foram selecionados 42 artigos, aleatoriamente, e encaminhados aos melhores especialistas das respectivas áreas, sem identificação da fonte. A análise mostrou resultados bastante próximos para as duas enciclopédias, apesar da Encyclopædia Britannica ter uma precisão ligeiramente maior.
A confiabilidade das informações da Wikipédia pode ter explicação na liberdade de correção. Como se trata de um contexto colaborativo, os erros que são detectados podem ser rapidamente corrigidos, mas sem a eliminação do texto anterior. O que pode ser estranho a uma primeira vista, tem sua explicação nas “correções de má fé”, ou os vandalismos. Caso algum delinquente ataque um texto correto, este pode ser recuperado e penalidades podem ser aplicadas a esse vândalo – como suspensão do direito de alterar os textos.
Assim, mesmo sendo uma empresa com efetivo pequeno – menos de 60 funcionários contratados no mundo inteiro – a Wikipédia consegue manter um controle de qualidade bastante razoável para o imenso volume de informações publicadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Decidimos permitir o uso da Wikipédia como fonte de consulta para nossos alunos. Apesar de a Wikipédia ser uma fonte de informações considerada confiável, é sempre aconselhável buscar outras fontes de consulta, como livros, periódicos ou enciclopédias tradicionais. Uma vez que um conteúdo desenvolvido e assinado por um especialista sempre terá mais credibilidade do que aquele divulgado por um anônimo. É sempre recomendável usar o seu espírito crítico.
http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=194
Nenhum comentário:
Postar um comentário