sábado, 10 de setembro de 2011

REFLEXÕES INICIAIS

O grande desafio da nossa atualidade é a informação, como assim a informação? É sim, ela está presente em uma quantidade jamais vista pelo ser humano através da internet, essa rede está mudando a forma de vida das pessoas e sociedade em geral, deixando nosso mundo globalizado. Mas o grande desafio disso são as informações que vamos adquirir se serão úteis ou não, para nós professores temos que conseguir passar isto aos alunos, à interpretação da informação e com essa interpretação a análise do mesmo, porque hoje temos que transformar os alunos em futuros cidadãos.
Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais, esse desafio de fazermos os alunos adquirirem informação, interpreta-la e analisar para tirar sua compreensão e assim a comunicação é o desafio que temos que fazer utilizando as ferramentas da tecnologia disponíveis a nós.
Ou, como diz Morin (2001, p. 76), “conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza”.
E isso não é uma tarefa fácil, pois nossa sociedade está a cada dia exigindo mais de nós em estudos e novas maneiras de fazer as coisas, e os alunos se constata que estão com baixos índices de leitura e de aprendizagem e ao mesmo tempo prolonga-se o tempo de estudo para um cidadão e essa imposição faz com que o professor tenha que utilizar vários recursos para ter a atenção de seus alunos para uma compreensão simplificada e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário