Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Aprendendo Geografia com o Programa Google Earth
Projeto apresentado ao Núcleo de Tecnologia
Educacional (NTE) da cidade de Naviraí-MS
com a utilização das novas tecnologias como
recursos pedagógicos, visando a melhoria do ensino
Tecnologia Educacional, desta escola.
Autores
Carlos Eduardo Stabenow Minari
Clovis Ladislau Lopes
Naviraí-MS, maio de 2011.
1. Apresentação do Projeto
Este Projeto tem o intuito de utilizar o Programa Google Earth na sala de tecnologia, para desenvolver a aprendizagem da cartografia, noção espacial e localização global para alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, com utilização de vários recursos do programa como foto de satélite, imagens aéreas e tridimensionais.
2. Desenvolvimento e Resultados
Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num rascunho, cuidando para representar as referências.
Diante do computador divida a turma em grupos e solicite que explorem este site http://www.guiageo-mapas.com/ Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os rascunhos com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
Agora é hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
Peça que comparem a imagem do Google Earth com o rascunho que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
3. Referências
http://www.guiageo-mapas.com/
http://revistaescola.abril.com.br/
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/
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