terça-feira, 31 de maio de 2011

Cartografia - Coordenadas Geográficas

O mapa serve não só para dar uma ideia do terreno, mas para identificar pontos dentro dele.  Para isso, os pontos do mapa podem ser referenciados por suas coordenadas cartesianas.  As coordenadas podem ser angulares (graus, minutos e segundos) ou métricas (com o metro como unidade).
Latitude - No sistema de coordenadas angulares, o ângulo “vertical” entre o equador e o paralelo que passa sobre o ponto, é chamada de latitude. (Macete: Lembre-se do cachorro: quando ele late, abre/fecha a boca no mesmo sentido).  Se o ponto está ao Norte do Equador, tem latitude positiva. Se estiver ao Sul do Equador, tem latitude negativa.
Longitude é a distância angular entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa sobe o ponto visado.  Imaginando-se o planisfério onde a Inglaterra ocupa o centro do mapa, o que estiver a oeste (esquerda) de Greenwich, tem longitude negativa.  O que estiver a Leste (direita) tem longitude positiva.
 Por exemplo, um ponto em Brasília com coordenadas (“-15º 48’ 11.5” -48º 03’57.2”) pode ser registrado como  (15º 48' 11.5" S   48º 03'57.2" W), bem mais legível né!  É um ponto à 15 graus ao sul do equador, e a 48 graus a oeste de Greenwich.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital



Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Aprendendo Geografia com o Programa Google Earth


Projeto apresentado ao Núcleo de Tecnologia
Educacional (NTE) da cidade de Naviraí-MS
com a utilização das  novas tecnologias como
recursos pedagógicos, visando a melhoria do ensino
aprendizagem, ministrado na sala de
 Tecnologia Educacional, desta escola.

Autores
Carlos Eduardo Stabenow Minari
Clovis Ladislau Lopes

Naviraí-MS, maio de 2011.


1.    Apresentação do Projeto
Este Projeto tem o intuito de utilizar o Programa Google Earth na sala de tecnologia, para desenvolver a aprendizagem da cartografia, noção espacial e localização global para alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, com utilização de vários recursos do programa como foto de satélite, imagens aéreas e tridimensionais.


2.    Desenvolvimento e Resultados
Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num rascunho, cuidando para representar as referências.
Diante do computador divida a turma em grupos e solicite que explorem este site http://www.guiageo-mapas.com/ Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os rascunhos com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
Agora é hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
Peça que comparem a imagem do Google Earth com o rascunho que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

 3.    Referências
http://www.guiageo-mapas.com/
http://revistaescola.abril.com.br/
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/

terça-feira, 10 de maio de 2011

NOVO MOTOROLA ATRIX SMARTPHONE E COMPUTADOR?

O Novo Motorola Atrix é um smartphone completo com um processador de dual core como um computador e o mais impressionante é que ele também é notebook com seu acessório que acopla seu celular veja o vídeo e fique impressionado.
Veja mais informações no site oficial da motorola sobre o produto MOTOROLA ATRIX.
E já esta a venda no Brasil.

domingo, 8 de maio de 2011

Aprendendo Geografia com o Google Earth

O programa Google Earth continua fascinando os jovens com sua capacidade de colocar informações geográficas do mundo todo em suas mãos. Educadores do mundo todo têm criado atividades escolares interessantes, que vão muito além de geografia para ensinar literatura, história, matemática, ecologia e muito mais.
Vamos aprender como utilizar este programa para desenvolver uma aula de geografia sobre cartografia nesta atividade vamos desenvolver a noção espacial e representação cartográfica.
1ª etapa - Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num rascunho, cuidando para representar as referências.
2ª etapa - Diante do computador divida a turma em grupos e solicite que explorem este site http://www.guiageo-mapas.com Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os rascunhos com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.

3ª etapa - Agora é hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país, estado e por ultimo Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.

4ª etapa - Peça que comparem a imagem do Google Earth com o rascunho que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.

Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.